domingo, 23 de março de 2014

Lenda Urbana - "Glommy Sunday" , a música do suicídio.


A canção "Glommy Sunday" ‘Szomorú Vasárnap’ no original, é uma canção composta em 1933 pelo pianista e compositor húngaro Rezső Seress e devido a infundadas lendas urbanas sobre ser inspiradora de centenas de suicídios, foi apelidada de ‘a música húngara do suicídio’.
Apesar de gravada por vários cantores, ‘Gloomy Sunday’ está intimamente associada à Billie Holiday, que gravou uma versão da música em 1941. 
Por cerca de sete décadas consecutivas essa triste canção tem sido revista, regravada e reinterpretada por músicos dos mais diversos estilos e nacionalidades. Sua letra foi adaptada para o francês, sueco, chinês, japonês e até esperanto. Estima-se que existam mais de 80 versões diferentes gravadas de ‘Gloomy Sunday’. ‘Gloomy Sunday’ também marcou presença nas telas do cinema. Aparece no início de ‘Schindler’s List’ e inspirou pelo menos outros três filmes.
É claro que a nossa opinião sobre essa lenda é que apesar da música ter forte impacto sobre as emoções humanas,tal comportamento vai além de uma influência musical.

Dentre as inumeras versões que pesquisamos as minhas prediletas são:
Björk - que com uma interpretação visceral faz arrepiar os cabelos das orelhas e Beth Gibbons do Portishead que também é simplesmente magnifica.
Confira os vídeos e escolha a sua preferida!

Para ver a tradução da música clique aqui!

              Björk - Gloomy Sunday




              Portishead - Gloomy Sunday




Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...