terça-feira, 8 de maio de 2012

Nina Simone - A "diva rebelde".


Nina Simone (1933-2003) foi um dos maiores artistas do século XX. Ela começou a tocar piano com 2 anos de idade e fez seu primeiro concerto público com aos 12 anos.
Costumava tocar apenas música clássica e estudou na famosa escola  JUILLIARD SCHOOL OF NEW YORK  e, em seguida, devido a causas étnicas,ela foi rejeitada como um pianista clássica. 
Seu verdadeiro nome era Eunice Waymon  e seu nome artístico Nina foi devido a um apelido pelo qual era chamada por um namorado latino, "Niña", e Simone como homenagem a Simone Signoret, atriz francesa.
Com grande engajamento político,era capaz de se comprometer com a justiça e até pôr em perigo sua carreira e sua própria vida, mas ao mesmo tempo era tão avarenta que seus músicos recebiam um salário miserável.
Nina sempre dizia:"Morrerei aos 70 anos, porque depois só há dor", Nina Simone foi uma mulher que conheceu os extremos da glória e da miséria, da felicidade e da dor, que esteve submetida aos vaivéns da fama e marcada por uma personalidade cheia de arestas.
E depois, a "diva rebelde" cumpriu com seu obstinado objetivo de desaparecer deste mundo aos 70 anos, ao morrer enquanto dormia em Carry-le-Rouet, um balneário próximo a Marselha. 
Esse vídeo foi gravado no Harlem Cultural Festival  de 1969.
Simplesmente sensacional.
Confira!


                      Nina Simone - Revolution


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...