segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Big Mama Thornton" e sua marca indelével no mundo da música.

Queridos amigos do Vitrola.
Para quem não conhece eu vou apresentar.
'Big Mama' Thornton era uma descendente direta das cantoras de blues clássico . Seu nome é um legado e irá permanecer para sempre entre as lendas do blues e por ter influenciado gerações de cantores do blues e do rock como Elvis Presley e Janis Joplin. Willie Mae Thornton nasceu em 1926, em Montgomery, Alabama, e sua introdução à música, como aconteceu com muitas outras lendas, começou na Igreja Batista: seu pai era ministro e sua mãe cantava no coral. ‘Big Mama’ e seus seis irmãos começaram a cantar em uma idade muito precoce. Quando tinha apenas catorze anos abandonou o Alabama após a morte de sua mãe. Em 1948, se estabeleceu em Houston, Texas, onde viveu por alguns anos.

Big Mama foi a primeira a gravar a inesquecível canção "Hound Dog". Vendeu quase dois milhões de cópias e Big Mama recebeu o primeiro cheque de sua vida, no valor de apenas míseros $500.Elvis Presley fez de ‘Hound Dog’, um clássico do rock’n’roll, três anos depois.
Em 1984, morreu pobre e sozinha em uma pensão de Los Angeles , de ataque cardíaco e de cirrose, provavelmente provocadas por anos de alcoolismo. Big Mama Thornton deixou uma marca indelével no mundo da música com a voz do tamanho do Texas.

Neste vídeo temos também a presença de nada mais,nada menos que Buddy Guy,e vemos todo o poder de Big Mama,desde a postura no palco até a sua poderosa voz...Será que um fenômeno parecido com Big  Mama Thornton ira acontecer outra vez na história da música?

Big  Mama Thornton - Hound Dog

                                                                   
                                                                 ***
A artista que chega mais próximo ao som que Big Mama Thornton fazia é Amy Winehouse.(Bem...Depois dessa comparação você já pode se levantar e ir chorar no banheiro!).


Um comentário:

  1. Ola, meu nome é flavio venho elogiar o grande trabalho feitos por esses cantores da epóca de saber um pouco da vida de cada um deles hoje eu vejo que as coisas não eram tão facil assim mais mesmo assim sempre fizeram bóas musicas hoje eu sei pq... eles cantavam com o coração, mais uma vez muito obrigado, desculpe alguma coisa se errei e pq estou ainda engatinhando na tecnologia.

    ResponderExcluir

comente...